Friday, November 03, 2006

Jumbo não acredita na publicidade?


A EVDC sentiu necessidade de transmitir ao grupo Auchan o seu desagrado relativamente à campanha do José Carlos Malato, concretamente quanto à frase "E isto é verdade. Não é só publicidade!", no sentido de que a mesma resulta algo denegridora para a imagem da própria actividade publicitária. Para além do mais, viola, em nosso entender, uma disposição do Código de Conduta do ICAP.

Transcrevemos abaixo um e-mail dirigido à Administração do Grupo Auchan em 15 de Setembro de 2006, até hoje sem resposta:

"Exmos Senhores,

A Entidade Virtual de Defesa do Consumidor, constituída em Março de 2006, é uma associação de pessoas da sociedade civil que, em anonimato, pretendem contribuir para a defesa dos direitos dos consumidores.

A "juventude" desta Entidade Virtual é a única razão pela qual não veio esta intervir junto de V. Exas, até hoje, relativamente ao assunto em referência.

É entendimento da EVDC que a frase "Isto é verdade. Não é só publicidade" viola o disposto no art.º 9º do Código de Conduta do ICAP, onde se refere expressamente que "Nenhum anúncio deve desmerecer a confiança pública na publicidade.".

Julgamos que a frase acima indicada trasmite a mensagem que a publicidade não corresponde habitualmente à verdade.

Estamos cientes de que o Grupo Aucham não é associado do ICAP, pelo que não está vinculado ao Código de Conduta, contudo, todas as estações de televisão são efectivamente associadas e, nessa medida, estão vinculadas ao Código de Conduta supra-citado, sendo sua obrigação não difundir filmes publicitários que violem o mesmo Código de Conduta.

Nessa medida, vimos pelo presente procurar sensibilizar V. Exas para analisarem juridicamente a situação.

Gostaríamos de ser informados sobre a posição de V. Exas quanto a esta matéria, o mais tardar, até ao final do mês de Setembro.

Reservamo-nos, contudo, ao direito de apresentar denúncia junto do ICAP."

1 comment:

Nelson Alcobaça said...

Muito bem visto.
Parabéns pelo blog que considerei interessante.

Cumprimentos
Vlad